Cenários, Personagens, Vínculos e Metáforas
A Escrita Reparadora como possibilidade terapêutica. Uma articulação das Letras e da Psicologia Social Pichoniana no Processo Criativo.
Fazer contato com vivências de perda ou de situações significativas, dolorosas através da Escrita Reparadora e a reflexão sobre as mesmas em grupo operativo.
A proposta é expressar através da escrita vivências de perda ou de situações dolorosas, que bloquearam outras aprendizagens. Nesse processo serão incorporadas técnicas e recursos literários que potencializam o encontro com conteúdos latentes. A leitura e reflexão será em grupo operativo, como espaço de sustentação do psiquismo. Este trabalho integra conceitos da Psicologia Social Pichoniana com Recursos Literários e Técnicas de Escrita Reparadora, criadas pela autora da Oficina.
Pessoas interessadas no processo de criação, como promoção da saúde psicossocial, através da escrita.
Nenhum
12 horas distribuídas em 4 encontros de 3 horas.
Sera coordenado por Graci Chatelain- Formada em Letras Modernas e Contemporâneas, pela UBA, Argentina. Formada em Psicologia Social pela Primeira Escola Privada de Psicologia Social fundada pelo Dr. Enrique Pichon-Rivière, Buenos Aires, Argentina – Radicad em Salvador desde1990. Sócia-fundadora do CIEG. Desde 1995 formadora de especialistas em Psicologia Social Pichoniana, autora do Curso “Aprender a Aprender” e da Oficina “A Arte de escrever para reparar” (Escrita reparadora). Atual Coordenadora Técnica do CIEG.
Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Riviére
Rua Belo Horizonte, 102 – Ed. Manuel Laureano Campos Casal, 4º andar – Sala 401 Jardim Brasil – Barra, Salvador – BA, 40140-380
Copyright © CIEG - 2011