CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Rivière

Logomarca CIEG

Ferramentas:

  • Mapa do Site
  • Links Úteis
  • Busca no Site

Quem Somos

Enrique Pichon Riviére

A trajetória de Pichon-Riviére

Enrique Pichon-Rivière nasceu em Genebra em 25 de junho de 1907 e faleceu em Buenos Aires em 16 de julho de 1977. Quando tinha apenas 3 anos de idade, sua família mudou-se para a região do Nordeste da Argentina onde passou toda sua infância e adolescência.

Com 18 anos foi para Rosário e posteriormente para Buenos Aires, onde estudou medicina e se especializou em Psiquiatria. Ainda estudante inquietou-se com a concepção dominante na abordagem dos pacientes, que considerou desintegradora; começou então a compreender a necessidade de desenvolver uma nova abordagem a partir de dois pontos de vista: físico e psíquico, unindo desta forma aquilo que na época (1930), se estudava desarticuladamente – o corpo e a mente.

Pioneiro na prática psiquiátrica argentina, sua experiência de trabalho lhe permitiu saber que os loucos eram indivíduos sofredores, marginalizados pela sociedade e que era sempre possível ajudá-los a curar-se. Inicia seus trabalhos num asilo de oligofrênicos, onde a primeira tarefa que realiza é a formação de uma equipe de futebol. Através desse tipo de recreação busca a ressocialização. Com esta experiência ele se dá conta da importância do esporte e da equipe de futebol como uma terapia grupal dinâmica.

Endereço:

Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Riviére

Rua Belo Horizonte, 102 – Ed. Manuel Laureano Campos Casal, 5º andar – Sala 501 Jardim Brasil – Barra, Salvador – BA, 40140-380

Copyright © CIEG - 2011

Contatos

Site desenvolvido por Lila Nascimento

Contato: lila_nascimento@hotmail.com

WebDesigner Lila Nascimento