CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Rivière

Logomarca CIEG

Ferramentas:

  • Mapa do Site
  • Links Úteis
  • Busca no Site

Publicações

“Beber, Cair e Levantar…” Breve reflexão sobre um refrão

“Fazer uma crítica da realidade é interrogar a essência dos fenômenos, é superar a ilusão dos fatos”.

Como possibilidade, vale nos assombrarmos! Desse modo, torna-se importante não perdermos esta capacidade de assombro, questionamentos e análise crítica, lembrando de como nosso sistema social estimula a interpretação do real, ainda lembrando a proposta pichoniana:

“A interpretação da realidade tem origem num sistema social com uma ideologia dominante (o poder, os meios massivos de comunicação, a TV, o Rádio, a Internet…) que encobre a realidade do nosso cotidiano, ao mesmo tempo o mostra como real. O que está aparente se identifica como realidade e o essencial costuma ficar encoberto. Convivemos com esses mecanismos e os consideramos como natural – a violência, a discriminação racial, a discriminação sócio-econômica, a miséria, o desrespeito aos nossos direitos enquanto cidadãos, as mortes no trânsito, a dependência química e etc.”

Como caminhos, podemos então refletir, problematizar, criticar. Mas não uma crítica pela crítica e sim uma critica reflexiva, analítica; questionando sobre o que está por traz destas mensagens. A quem interessa e qual o interesse se tem em veicular este tipo de mensagem? Esta pergunta que não se cala, nos possibilita um rompimento com a aceitação acrítica e irreflexiva das mensagens que recebemos e cantarolamos “nos embalos das baladas cotidianas”. A partir daí, podemos criar caminhos para a transformação deste cenário.

Para não perdermos a esperança, fomos presenteados com uma notícia possibilitadora:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou nesta quinta-feira (20/06/2008), o projeto que estabelece a proibição do consumo de álcool para os motoristas que trafegam nas estradas. Antes da sanção deste projeto, a lei permitia a ingestão de até 6 decigramas por litro de sangue, o equivalente a três tulipas de chope. Segundo a Lei:

“O motorista que for autuado e constar por meio do bafômetro a ingestão de qualquer teor de álcool no organismo estará sujeito a pagar uma multa de R$ 955, de categoria gravíssima, e terá suspensa a carteira de habilitação durante um ano.

A lei proíbe ainda a venda de bebidas alcoólicas nas áreas rurais de estradas federais e libera nos trechos urbanos.

Dentro do pacote, a nova lei estabelece punição mais rígida ao motorista alcoolizado que matar alguém ao volante. A partir da sanção, este crime será enquadrado nas leis de homicídio doloso.”

Pensar no cotidiano não é apenar refletir, mas tomar atitudes que nos permitam “planejar a esperança” por isso também seria bom lembrar: “Quem se entrega à tristeza, renuncia a plenitude da vida, para sobreviver, planejar a esperança” (Enrique Pichon-Rivière).

Referências Bibliográficas:

TRÂNSITO, Blog do – www.blogdotransito.com.br, 2007.

BRASIL, Ministério da Saúde. Normas de atenção à saúde integral do adolescente. Secretaria de Assistência à Saúde – SAS. Brasília, 1999, v.3

MORGADO, A.F. & COUTINHO, E.S.F. Dados de epidemiologia descritiva de transtornos mentais em grupos populacionais do Brasil. Cad. de Saúde públ. 1 (3): 327-47, 1985.

RIVIÈRE, Enrique Pichon; QUIROGA, Ana Pampliega de. Vida Cotidiana e Critica da Vida Cotidiana.

6 de junho de 2008

Jane Carvalho

Pedagoga, Especialista em Psicologia Social de linha pichoniana, Arte Educadora e Consultora em Desenvolvimento Humano.

Os comentários estão desativados.

Endereço:

Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Riviére

Rua Belo Horizonte, 102 – Ed. Manuel Laureano Campos Casal, 5º andar – Sala 501 Jardim Brasil – Barra, Salvador – BA, 40140-380

Copyright © CIEG - 2011

Contatos

Site desenvolvido por Lila Nascimento

Contato: lila_nascimento@hotmail.com

WebDesigner Lila Nascimento