CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Rivière

Logomarca CIEG

Ferramentas:

  • Mapa do Site
  • Links Úteis
  • Busca no Site

Publicações

15 de outubro – Dia do Professor – Aos Educadores

Lembra o nome de seu primeiro professor?

Euzébia. Era o nome da primeira! Ela me pegou pela mão e me apresentou ao “mundo das letras e números”! O Método era Casinha Feliz – tão contestado, posteriormente, mas que me ensinou, a partir do lúdico, reconhecer as letras – “o e, era a bailarina; o r, o ratinho que perdeu a orelha…” Para aquela menina, que falava sozinha e inventava uma diversidade de formas de brincar, usando a imaginação e a capacidade de fantasiar; que criava um mundo paralelo e transitava entre seu mundo interno e sua realidade concreta, ora, foi mamão com mel conhecer Professora Euzébia! Ela era minhon, cabelos curtinhos, olhos grandes e vivos, de um entusiasmo que contagiou aquela menina tímida e amedrontada com o novo! – A Escola – as pessoas pequenas e enormes, desconhecidas! Com ela a segurar minha mão, dei os primeiros passos, hesitantes inicialmente, mas depois seguros com um novo modelo sendo interiorizado. Com ela, aprendi a amar os livros! Agradeço-lhe por ter estabelecido um vínculo tão positivo com os estudos e a leitura!
A segunda se chamava Alcione – baixinha, branquinha, olhos miúdos – mas com uma força interior, uma dinâmica forma de falar e agir – novo modelo a internalizar! Novos conhecimentos e aprendizagens! Tirava a menina do mundo dos sonhos, puxava-a para a realidade! “Leitura – escrita – olha a letra”!
Muitas outras vieram, e marcaram a vida e o processo de aprendizagem da menina que bailava entre o imaginário e o real: Compondo o seu cenário interno. Professora Vera – de Português… Tânia, que me fez aproximar timidamente da Matemática…
A moça já havia definido que cursaria Pedagogia na #UFBA! Mas ao acessar a universidade, também tremeu, frente ao novo outra vez! Então conheceu Sebastião, professor de Estatística, que a acolheu e ensinou a lógica de estar na Universidade… Domingos, professor de Psicologia… Stela, professora de Sociologia da Educação I; Iraci – Sociologia da Educação II, Solange, Psicologia da Educação… E muitas outras e outros vieram… Fortalecendo sempre o bom vínculo com a leitura, o conhecimento e a aprendizagem!
Então, a mulher, já em franca vivência profissional e pessoal, porém cheia de inquietude, eis que encontra um panfleto na mesa de reunião, da FUNDESP, onde então trabalhava, como Pedagoga! #APRENDERAAPRENDER – esta expressão chamou a atenção! Aguçou a curiosidade! Liguei, fiz a inscrição no #CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais e me apaixonei pela Teoria da Psicologia Social pichoniana! APRENDER A APRENDER – uma nova forma de aprender, se permitindo, considerando a dialética entre os erros e acertos como trampolins para novos saltos qualitativos… A Equipe era formada por #GracielaChatelain – uma argentina/brasileira, cabelos curtinhos, pequenininha, mas cheia de força interior, transbordando conhecimentos e amorosidade! Juntamente com Maura Espinheira Avena – loira, cabelos longos, magrinha, também baixinha… Olhar decidido, mais reservada, porém amorosa – me acompanhou neste novo caminhar – APRENDER A APRENDER. A esta equipe que me acompanhou na formação em Coordenação de Grupos Operativos, incluiu-se #MarceloDenesenschi – argentino, brincalhão, leve, muito conhecedor da teoria e companheiro…
Estas pessoas marcaram e marcam; fundamentaram e fundamentam, ainda, meu processo de aprendizagem – Modelos internalizados que me vincularam dialeticamente com a arte de ensinar e aprender a estar na vida e exercer o papel de professora, tendo consciência de também ser modelo – Por isso, agradeço profundamente suas existências e celebro-as todos os dias.
Desde o que eu acredito, somos todos aprendizes e ensinantes, por isso agradeço a cada pessoa que passa por minha vida. Escrever este texto, me remeteu aos #professores queridos, e eu queria celebrá-los, mas também me fez lembrar de #alunosealunas, #amigos e #amigas, que muito me ensinaram e ensinam! Não citarei nomes – graças à Deus são muitos e muitas… Pois #EuSeiqueVocêsSabem!
[07:28, 15/10/2019] Jane Carvalho: Feliz Dia Professorxs!

15 de outubro de 2019

Jane Carvalho

Pedagoga, Arte-Educadora e Coordenadora de Grupo Operativo. Especialista em Psicologia Social de fundamentação Pichoniana.

Os comentários estão desativados.

Endereço:

Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Riviére

Rua Belo Horizonte, 102 – Ed. Manuel Laureano Campos Casal, 5º andar – Sala 501 Jardim Brasil – Barra, Salvador – BA, 40140-380

Copyright © CIEG - 2011

Contatos

Site desenvolvido por Lila Nascimento

Contato: lila_nascimento@hotmail.com

WebDesigner Lila Nascimento