CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Rivière

Logomarca CIEG

Ferramentas:

  • Mapa do Site
  • Links Úteis
  • Busca no Site

Publicações

Aniversário do CIEG

A caminho dos 25 anos

Neste 12 de maio nosso Centro estará fazendo 24 anos. Temos toda uma história de trabalho duro e comprometido com a promoção da Saúde Mental ou Psicossocial. Temos maior orgulho de sermos CIEG, de ser grupo, de ter sobrevivido a tantos desafios. Somos uma ONG, mas nunca recebemos dinheiro de ninguém, como alguns pensam que assim recebem todas as ONGs. Nós nos auto sustentamos e conseguimos sobreviver porque somos teimosos e porque acreditamos piamente na nossa proposta e tarefa institucional. Desde 2012, assinamos um Convênio com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública para transformar o Curso de Formação de Coordenadores de Grupos Operativos (que ministrávamos desde nossa fundação em 1995), em Curso de Pós-graduação em Psicologia Social Fundamentada por Enrique Pichon-Rivière. Agradeceremos sempre essa boa parceria, pois nos fez crescer e dar o lugar que merecia esta Psicologia Social Pichoniana, além de ser uma excelente contribuição para os grupos e a sociedade. Não existia no Brasil uma Pós-graduação tão especial; uma aprendizagem em grupo do começo ao fim; uma formação em grupo que, sem ser terapia, teria efeitos terapêuticos. Foram anos de luz para o CIEG e para esta sociedade soteropolitana, especialmente a primeira década e meia deste século em que tivemos a possibilidade de proporcionar um instrumento inavaliável de tanta riqueza para os Projetos Sociais, para fazer intervenções grupais operativas com leitura dialética e pertinência. Nossa Instituição trabalhou incansavelmente dando apoio a muitas outras Organizações de Salvador e de outros municípios. É só dar uma olhada no nosso curriculum para ver esse nosso protagonismo com as comunidades, com as instituições, com os projetos e movimentos sociais. Essa foi nossa militância: a promoção da Saúde Psicossocial, mas a continuaremos fazendo, como disse, porque somos teimosos e porque acreditamos que o que fazemos vale a pena e a vida.

Lamentavelmente, o MEC do Governo Temer, “tomou medidas” na sua legislação. Eu copiei a carta que Isabel enviou aos nossos alunos: “Tal medida decorre de uma alteração efetuada pelo Ministério da Educação na legislação dos cursos de especialização, através da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018, da qual o CIEG somente veio a ter conhecimento nesta ocasião.” (08/04/19) Por esta Resolução as Faculdades não poderão chancelar Cursos de Pós-graduação ministrados por outras instituições. Em consequência não houve renovação do Convênio e estamos colocando todos nossos esforços para poder certificar as pessoas das Turmas que já foram matriculadas. Eu sempre digo que precisamos conectarmo-nos com o que temos e não com o que nos falta. E porque sou uma militante da vida e da promoção da saúde mental, porque sou teimosa e porque acredito no que sei e no que faço, não desistirei por um decreto, nem por uma resolução, menos ainda que eu quase estou fazendo 30 anos neste pais, nesta cidade e nesta militância. Por isso, levanto uma taça de champanhe  e agradeço a todos que passaram pelo CIEG e lhes peço que não desistam, que vale a pena e a vida acreditar que este instrumento da Psicologia Social Pichoniana e o Grupo Operativo podem fazer o que Pichon disse: “Uma mudança social planejada”. Por isto decidimos voltar à Formação de Coordenadores de Grupos Operativos, à Formação em Psicologia Social Pichoniana. Estamos num ponto de chegada para um novo ponto de partida. É a Dialética nos levando ao começo, mas com muito mais conhecimento e experiência. Uma vez Ana me disse que Pichon dizia que para estudar Psicologia Social se tinha que ser corajoso e lembrando seus ensinamentos  “Quem se entrega a tristeza renuncia à plenitude da vida. Para sobreviver, PLANEJAR A ESPERANÇA.”

Quando falo de Nós, falo da Equipe Cieg, da Diretoria, dos Sócios, dos Colaboradores, dos Docentes e Coordenadores e eu serei sempre grata, pois sem vocês não seriamos Nós.

Feliz Vida!!!!! Feliz Aniversário CIEG!!!!

 

10 de maio de 2019

Graciela Chatelain

Formada em Letras Modernas e Contemporâneas, pela UBA, Argentina. Formada em Psicologia Social pela Primeira Escola Privada de Psicologia Social fundada pelo Dr. Enrique Pichon-Rivière, Buenos Aires, Argentina – Radicada em Salvador desde 1990. Desde 1995 formadora de especialistas em Psicologia Social Pichoniana, autora do Curso “Aprender a Aprender” e da Oficina “A Arte de escrever para reparar” (Escrita reparadora). Sócia-fundadora do CIEG. Atual Coordenadora Técnica.

Os comentários estão desativados.

Endereço:

Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Riviére

Rua Belo Horizonte, 102 – Ed. Manuel Laureano Campos Casal, 5º andar – Sala 501 Jardim Brasil – Barra, Salvador – BA, 40140-380

Copyright © CIEG - 2011

Contatos

Site desenvolvido por Lila Nascimento

Contato: lila_nascimento@hotmail.com

WebDesigner Lila Nascimento