CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Rivière

Logomarca CIEG

Ferramentas:

  • Mapa do Site
  • Links Úteis
  • Busca no Site

Publicações

Óbvio e Conhecido?

Todos os dias, estamos em contato com situações novas de aprendizagem, mas nem sempre somos conscientes dos medos e das resistências à mudança que nos produzem.

Todos os dias, estamos frente a situações observáveis, familiares e naturais, mas nem sempre temos tempo para deter nosso olhar, nosso ouvido, nossa língua, nosso nariz, nem as gemas de nossos dedos. Imagine, se não temos tempo para deter nossos sentidos; como será o tempo do qual dispomos para a reflexão? E não estou falando de um tipo de reflexão psicológica, mais aprofundada. Estou falando apenas da observação e reflexão do óbvio do que aparece, emerge, está aí todo dia, a toda hora, e nós não vemos ou não indagamos por ele ser tão conhecido, tão costumado, tão óbvio; por tanto muito menos poderíamos pensar na possibilidade de transformá-lo porque não se questiona, pois não se enxerga. Então, como diz Ana Quiroga “O óbvio pode ser o mais desconhecido”.

Por tudo isso, e coincidindo com a proposta pichoniana, penso que é de fundamental importância perguntar-se pelo óbvio, porque dessa forma poderíamos desvendar as origens dos conflitos e criar as condições para a transformação subjetiva e social.

23 de abril de 2007

Graciela Chatelain

Curriculum

Os comentários estão desativados.

Endereço:

Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Riviére

Rua Belo Horizonte, 102 – Ed. Manuel Laureano Campos Casal, 5º andar – Sala 501 Jardim Brasil – Barra, Salvador – BA, 40140-380

Copyright © CIEG - 2011

Contatos

Site desenvolvido por Lila Nascimento

Contato: lila_nascimento@hotmail.com

WebDesigner Lila Nascimento