CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Rivière

Logomarca CIEG

Ferramentas:

  • Mapa do Site
  • Links Úteis
  • Busca no Site

Publicações

O Grupo Operativo e a importância dos exercícios bioenergéticos na sala de aula

(PALESTRA VIVENCIAL)

Esta Palestra vivencial surge a partir de uma experiência de articulação entre a Psicologia Social de fundamentação pichoniana e a Bioenergética Reichiana. Um trabalho de articulação e de integração,  que venho fazendo desde há sete anos, entre o campo profissional como formadora de Coordenadores de Grupos Operativos e o âmbito terapêutico bioenergético, acreditando desde essas propostas na unidade corpo/mente.

Em principio diria que o trabalho de integração e de articulação é uma das propostas da Psicologia Social e do CIEG.

Nos Cursos ministrados pelo CIEG utilizamos a metodologia de Grupo Operativo cunhada por Enrique Pichon-Rivière. Esta metodologia utilizada para a aprendizagem da Psicologia Social torna a tarefa de construção do conhecimento mais eficaz.

Aprender em grupo operativo implica em resolver os obstáculos, as dificuldades que emergem na interação. Se um grupo não resolve seus obstáculos não consegui fazer sua tarefa com eficácia.

Resolver os obstáculos para um grupo implica em tomar consciência dos mesmos e criar estratégias para poder resolve-los. Nessa visualização e tomada de consciência se torna importante a intervenção do Coordenador que com a Técnica de Grupo Operativo, que regula e potencializa a interação, entendida como aprendizagem, cria as condições para a realização da Tarefa.

Então podemos dizer que um grupo operativo se centra na tarefa de resolver seus obstáculos ou dificuldades para alcançar seu objetivo –tarefa.

Seria importante lembrar a definição que Pichon-Rivière da de Grupo Operativo: “Conjunto restrito de pessoas (até 20 pessoas se pode trabalhar adequadamente) que compartilha um tempo e um espaço, articulados pela mutua representação interna, que se propõe explicita ou implicitamente uma tarefa que constitui sua finalidade, interagindo com complexos mecanismos de depositação e assunção de papéis”.

3 de junho de 2011

Graciela Chatelan

Curriculum

Os comentários estão desativados.

Endereço:

Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Riviére

Rua Belo Horizonte, 102 – Ed. Manuel Laureano Campos Casal, 5º andar – Sala 501 Jardim Brasil – Barra, Salvador – BA, 40140-380

Copyright © CIEG - 2011

Contatos

Site desenvolvido por Lila Nascimento

Contato: lila_nascimento@hotmail.com

WebDesigner Lila Nascimento