















Conheça os Cursos ministrados pelo CIEG
O ambiente acolhedor e descontraído da oficina proporcionou um relaxamento favorável ao processo de expressão. As interferências de Graciela foram fundamentais nesse processo.
Dayse Pereira
A Bahiana em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais (CIEG) abre espaço para a reflexão e a ampliação de conhecimentos para profissionais que lidam com seres humanos em situação de exclusão/ dificuldade social, promovendo a interlocução a partir de pressupostos políticos-pedagógicos, históricos, socieconômicos, legais e da psicologia social pichoniana, com metodologia de grupo operativo.
A definir
Ampliar o conhecimento do educador social que atua ou deseja atuar com seres humanos em situação de exclusão/dificuldade social. Promover uma interlocução entre os pressupostos políticos-pedagógicos, históricos, sócio econômicos e legais, de interesse/demanda da população, com os conceitos da Psicologia Social Pichoniana.
Destina-se à formação básica de educadores sociais que atuam ou desejem atuar com pessoas em situação de vulnerabilidade social.. Profissionais que necessitam estabelecer uma relação de proximidade que valorize a importância de cada situação de forma particular, para que cada indivíduo se sinta único e uno.
Ensino médio completo.
120 horas
120h distribuídas em 4 meses
Módulo 1: 4 h
Módulo 2: 20h
Módulo 3: 32h
Módulo 4: 52h
Módulo 5: 12h
Horário-14h às 18 h(terças e quintas)
Duração: 28 dias úteis
Conteúdo Programático:
Módulo I: Eu, educador social
Módulo II: O papel ético-político do educador social – o espaço das múltiplas vozes
Módulo III: Entendendo o desenvolvimento biopsicossocial dos sujeitos
Módulo IV: Refletindo e assumindo a prática da educação libertadora
Módulo V: Planejamento e avaliação.
Para mais informações sobre o conteúdo programático entrar no link: https://inscricoes.bahiana.edu.br/produto/90/curso-de-formao-de-educadores-sociais/
Técnica de Grupo Operativo
Compreensão dos processos de comunicação e aprendizagem do campo grupal, propondo intervenções que possibilitem a superação das dificuldades: Exposição dialogada, trabalhos de grupo, painéis, dramatizações, debates, análise de imagens e oficinas.
Valda Abud
Pedagoga; Educadora social; Coordenadora de grupo operativo de fundamentação pichoniana. Atuou em escolas públicas, na Fundac e no Projeto Axé (supervisora, coordenadora pedagógica e assessora do Centro de Formação). Assessoria e formação em quase todos os estados da federação e em Cabo Verde (África), Argentina (Buenos Aires), Portugal, Espanha e Itália.
Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon-Riviére
Rua Belo Horizonte, 102 – Ed. Manuel Laureano Campos Casal, 5º andar – Sala 501 Jardim Brasil – Barra, Salvador – BA, 40140-380
Copyright © CIEG - 2011